Contexto SAGRADAS ESCRITURAS, março, 2020


ICorinthios 10

E não tentemos a CHRISTO
E não murmureis, como tambem alguns delles murmurarão, e perecerão pelo destruidor.
E todas estas cousas lhes sobreviérão em figura, e estão escritas para nosso aviso, em quem ja os fins dos seculos são chegados.
O que pois cuida que está em pé, olhe que não caia.
[Almeida, 1850]

[159,855]


novembro 29, 2017


Acabando com o engano do uso de "templo".



Há milhares de idiotizados pelas lideranças eclesiásticas das igrejas instituições que usam versículos isolados insinuando que JESUS teria ido ao templo, que seus discípulos estavam dentro do templo, que os cambistas estavam no templo, que todos deveriam ir ao templo, de Jerusalém.

Patéticos religiosos!

Imbecilizados e analfabetos bíblicos intelectualizados, estudam a Bíblia de cabeça pra baixa, em sofisma, com a intenção de enganar, em fazer prosélitos, são meninos inconstantes levados por toda roda de doutrina, vivem por crendices.

Então, aqui acabamos com esta personificação diabólica que engana as pessoas com a suposta e obrigatória utilidade de um templo para se reunir e chamar de "igreja", em especial das instituições religiosas, tais como, Universal, Internacional da Graça, Batistas, Assembleianas, Pentecostais, e qualquer outro antro religioso que quer se intitular casa de DEUS, são ladrões e mercenários da fé.

DIVISÕES NO TEMPLO DE JERUSALÉM, destruído no ano 70dC

O poder do templo

Muito mais do que um local de culto, o Templo de Jerusalém era o centro econômico, político e religioso de Israel. Lucrava com a arrecadação de impostos, tendo em seu cadastro cerca de 1 milhão de contribuintes, dentro e fora da Palestina. Além disso auferia somas fabulosas com o sacrifício diário de animais (bois, carneiros e pombos), criados por grandes proprietários de terras ligados às famílias sacerdotais. 

Para pagar os animais a serem sacrificados, os fiéis eram obrigados a trocar o dinheiro corrente, altamente inflacionado, pela tetradracma tíria, uma moeda forte, cunhada na Fenícia, que não sofreu nenhuma desvalorização num período de 300 anos. Os cambistas cobravam ágio pela operação e formavam uma máfia poderosa, mancomunada com a elite sacerdotal. Quando expulsou os vendedores de animais e cambistas do templo, JESUS golpeou de frente essa rede econômica.

DIVISÕES DO TEMPLO

Átrio dos gentios
Esta grande superfície plana que rodeava o santuário e seus átrios exteriores era acessível tanto a judeus como a gentios.

O Recinto Sagrado
O Soreg, que era uma parede baixa em volta do templo, formava uma área sagrada que nenhum gentio podia pisar, sob pena de morte. Os degraus das escadas subiam até a plataforma, que por sua vez era uma superfície plana situada na base das paredes.

Átrio das mulheres
Dentro dos quartos que havia entre as paredes, os degraus das escadas subiam até o átrio das mulheres, o qual estava rodeado por um balcão.

Átrio de Israel
Este átrio, que era exclusivamente para acesso de judeus jovens e adultos do sexo masculino, diferia do átrio das mulheres, pois enquanto este era grande e aberto, o das mulheres era estreito, coberto e rodeado de colunas.

Átrio dos sacerdotes
Era situado acima do piso do átrio de Israel, e estava exclusivamente reservado para os sacerdotes.

Santuário
O edifício tinha apenas duas áreas importantes, o Lugar Santo e o Lugar Santíssimo, os quais estavam separados por duas grossas cortinas pendentes, e que distavam um côvado uma da outra. No Lugar Santo, os sacerdotes realizavam suas atividades regulares. O Lugar Santíssimo era o coração interior do templo, e só o sumo sacerdote podia ali entrar, uma vez por ano, no dia da expiação, quando oferecia um sacrifício pelos pecados do povo.

A exclusão dos gentios do templo propriamente dito revelava que os judeus eram os escolhidos de DEUS, um povo separado.

A gradação dos átrios e seu acesso restrito ressaltavam as separações de grupos dentro do judaísmo.

A inacessibilidade do Lugar Santíssimo para todos, exceto para o sumo sacerdote uma vez por ano, e as numerosas barreiras que impediam o povo comum de aproximar-se do lugar onde supostamente estava a presença divina, era uma lição prática continua da santidade de DEUS e Sua separação dos pecadores.

A vinda de JESUS CRISTO deu início a uma nova era, e profetizou [Lucas 21]:
"E, dizendo alguns a respeito do templo, que estava ornado de formosas pedras e dádivas, disse: Quanto a estas coisas que vedes, dias virão em que não se deixará pedra sobre pedra, que não seja derrubada."

ELE derrubou todas as barreiras entre DEUS e os homens arrependidos. Quando JESUS morreu o “véu do templo se rasgou em duas partes de alto a baixo[Mateus 27], mostrando que o caminho estava agora aberto a um acesso imediato a DEUS, e que pessoas é que são a Igreja e não templos.

Em CRISTO todas as distinções de classe desapareceram – as que existiam entre judeus e gentios [Romanos 10], entre homens e mulheres [Gálatas 3] e entre sacerdotes e leigos [Apocalipse 1].

Enfim, é notório que, tanto JESUS como Seus discípulos iam ao templo, e por simples e óbvia razão, CRISTO para anunciar, repreender aos sacerdotes que enganavam ao povo (lembra alguma coisa?? Lideranças eclesiásticas de nosso tempo??), e o mesmo fizeram Seus discípulos, iam anunciar o evangelho que receberam do SENHOR, afinal, o templo de Jerusalém era um local de grande concentração, sem dúvida alguma religiosa (e comercial), porém, distanciavam mais as pessoas de DEUS do que aproximá-las!!


Porque dELE e por ELE, e para ELE, são todas as coisas; glória pois, a DEUS eternamente;
Nos interesses da Igreja que CRISTO edificou. Amém.


[129,590]

Compilando, corroborando, http://www.santovivo.net/gpage96.aspx

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog. Ensinos super válidos para quem quer viver a verdade. Não sou desigrejado, pois faço parte da Igreja de Jesus Cristo. Sou na verdade, desinstitualizado dessas organizações religiosas.

Que Deus te abençoe muito mais.

Sou de Manaus, me chamo Joel Lima.

DESIGREJADOS™ disse...


Olá, Joel Lima,

DEUS o abençoe e aos seus ricamente, e por sua gentil visita.
Outrossim, como vc, também, pela misericórdia de DEUS, pertenço a Igreja de JESUS CRISTO.
E para isto, me desinstitualizei, e por este motivo é que me sinto um desigrejado, ou, desvinculado de lugares apelidados de 'igrejas', das organizações religiosas que apelidam suas empresas de 'igrejas'.
Abraços fraternos.

Anônimo disse...

É realmente difícil esse meio que vivemos.
Era diácono de uma igreja, e a parti do momento que parei de participar desse meio, por entendimento da Palavra de Deus contrária aos que eles ensinam, e por não aceitar ensinos totalmente sem entendimento e suas práticas também. Eu não ia de maneira nenhuma permanecer onde têm essas práticas, pois quero passar a verdade do Evangelho para as pessoas, fazendo discípulos de Cristo e não escravos de instituições religiosas. Tentei passar a verdade para alguns deles, mas eles não aceitam a verdade, hoje sou visto como um herege, um desviado, isso é até engraçado em certo ponto eles falarem isso, não me dou de forma alguma por mim, mas me dou por eles estarem cegos para a Verdade. Espero que pelo menos eles venham ter curiosidade de estudar a Palavra de Deus de um modo que eles se esvaziem do conhecimento que aprenderam ao longo desse tempo que são ensinos errôneos, a parti daí eles terão uma visão totalmente diferente da Verdade. E consequentemente abandonarão as práticas erradas.

Hoje me sinto tão em paz com Deus como nunca senti em toda a minha vida.

Gostaria muito de ter reuniões com irmãos que são verdadeiros adoradores, para aprendemos muito mais e passar a verdade para esse mundo que necessita serem livres em Cristo Jesus.
Não adianta sabermos a verdade é não fazermos o ide.

Paz seja com você os seus e todos que visitarem este blog.

Ass:Joel Lima.

Pastor Daniel disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Paz de Cristo...

Parabéns pelos estudos, e que Elohim lhe dê muito mais conhecimento.

Ultimamente me bateu uma dúvida quanto ao nome do Filho de Elohim. Ainda mas que nome próprio não se altera para outras línguas, ex: rainha Elizabeth ninguém fala rainha Isabel.

Essa pode não ser uma dúvida somente minha, mas de várias pessoas que querem viver o verdadeiro evangelho, agradando ao Elohim. Que também merece ser chamado pelo Seu Nome próprio. Qual o Nome do Criador?

Elohim.
Yahweh.
El Elyon.
El Roi.
Em Shaddai.
Yahweh Yireh.
Yahweh Nissi.
Adonai.
Yahweh Shalom.
Qedosh Yisrael.
Yahweh Sabaoth.
El Olam.
Yahweh Tsidkenu.
Yahweh Shammah.
Attiq Yomin.


Com toda certeza o Filho de Elohim não foi nomeado com um nome em grego, em português, espanhol etc... Ele foi nomeado com um nome hebraico ou aramaico!

Qual é o verdadeiro nome do Filho de Elohim?

Emanuel, Immãüel.
Jesus, Josué, Joshua, Jeshua, Yehôshua, Yeshua, Yahushua.
Messias, Meshiah, Mashíach, Mashíyach, Moshiach, meshicha, meshiacha.

Desde já agradeço o espaço e a compreensão.

Ass: Joel Lima.

Marcadores

2013 (1) 2014 (1) 25 de dezembro (2) 613 preceitos (1) Abraão (1) Abrão (1) aC (1) Adoração (2) Adultério Espiritual (1) Agar (1) Água (1) Ajudadora (1) Alegoria (1) Alianças (5) Alodoxafobia (1) Altar (2) ALTÍSSIMO (1) Alzheimer (1) Amor (3) Amor de Cristo (1) Anorexia Religiosa (1) Antiga Aliança (8) Antigas (1) Antigo Testamento (1) Anunciador (1) Apofenia (1) Apostasia (2) Apóstolos (2) Arminianos (1) Arrependimento (1) Assalto (1) Átrio (1) Autoridade (2) Bancos (1) Barganha (2) Batismo (2) BBB (1) Bebedeira (1) Benesses (2) Benevolência (1) Beréia (1) Bezerros de Ouro (1) Bíblia (10) Bispas (1) Bispos (2) Brequefesta (1) Brumália (1) Bullying (1) Cabeça (1) Cabresto (2) Cadeia (1) Calvinistas (1) Campanhas (2) Caos (1) Cárcere (1) Cargos hierárquicos (1) Carlos Henrique Abrão (1) Cartilha (1) Casa de DEUS (1) Casas (1) Católica (2) Catolicismo (1) Católicos (11) Catongélicos (1) Ceia (4) Censo 2010 (1) Céus (1) Chafurdar (1) Cheque-em-Branco (1) Choramingões (1) Ciência (1) Clero (1) Cobertura Espiritual (4) Código Civil (1) Coisas Futuras (1) Comércio (1) Comilança (1) Comunhão (5) Concílio de Nicéia (1) Congregação (23) Congregações (4) Congregar (10) Conhecimento (7) Constantino (2) Construções (1) Contextualização (1) Contribuições (1) Convencidos (2) Convencimento (2) Conversão (2) Convertidos (2) Coração (1) CORDEIRO de DEUS (3) Corpo de Cristo (1) Correntes (1) Corrupto de Entendimento (1) Costumes (1) Crendice (15) Crendices (74) Crente (5) Crentes (88) CRIADOR (1) Cristão (1) Cristianismo (6) Cristo (2) Criticar (1) Cruz (1) Culto (2) Cultos (1) D'us (1) dC (1) Déjà Vu (1) Denominação (1) Denominações (5) Desafio (1) Desembargador (1) Desigrejado (8) Desigrejados (81) Desigrejar (3) Destruir (1) Desviado (1) Desviados (2) Deus (5) Dia (2) Dia das Mães (1) diabo (2) Dinheiro (1) Direitos Autorais (1) Discípulo (1) Ditadores (1) Divindade (1) Dizimista (1) Dízimos (25) Dogma (25) Dogmas (19) Dons (1) Dores (1) Doutores (1) Doutrina de Cristo (4) Doutrina dos homens (7) Doutrinas (5) Dúvidas (1) Edir Macedo (1) Efésios 4.11 (2) Ekklēsia (12) Ekklēsias (1) Encontro Social (1) Energia (1) Engano (10) Enganos (1) Engodo (2) Enriquecer (1) Ensino (4) Ensino Religioso (3) Entendimento (10) Epiqueia (1) Episcopado (1) Equívocos (1) Erro (1) Erros (1) Escravidão (1) Escribas (2) Escrituras (1) Espelho (1) Espíritas (2) Espírito Santo (5) Essek William (1) Estudos (2) Eterna (1) Eucaristia (1) Evangelho (6) Evangélico (3) Evangélicos (133) Evangelização (1) Expiação (1) Fábulas (1) Falsidade (1) Família (1) Fanfarrão (1) Fariseus (2) Farra (2) (2) Festa dos Tabernáculos (1) Feudos (1) FGV (1) Fiéis (1) Filho de DEUS (1) Filosofia (2) Finanças (1) Flagelo (1) Fogo (1) Formalismo (1) Fraude (1) Frutos (1) Fundamentalismo (2) Ganância (1) Gentios (2) Globo (1) Glória (2) Gospel (3) Graça (2) Hallel (1) Hebreus 10.25 (3) Hebreus 13.17 (1) Hebreus 13.7 (1) Hipocrisia (2) História (1) Homem (1) Honra (2) Humildade (1) IBGE (1) ICAR (7) Idioscópico (1) Idiotização Coletiva (2) Idolatria (2) Igreja (30) Igreja de Cristo (13) Igreja Denominacional (1) Igreja Física (4) Igreja Institucional (13) Igreja Instituição (101) Igreja local (1) Igreja no Lar (7) Igreja Perfeita (1) Igreja Regular (1) Igrejado (2) Igrejas (9) Igrejas Evangélicas (7) Igrejas Instituições (8) Igrejas no Lares (1) Igrejas nos Lares (2) Igrejolas (5) Igrejotas (1) Imagens (1) Imunidade tributária (1) Inimigos (1) Instituição (1) Instituições Religiosas (19) Inteligência (1) Interpretação (1) Invenção (1) Ira (1) (1) João Batista (1) João Calvino (1) João Ferreira de Almeida (1) Jovens (1) Judas (1) Julgar (2) Justiça (1) Justificação (1) Laço (1) Lacraias religiosas (1) Ladrão (1) Lar (1) Legalismo (2) Lei Mosaica (1) Liberdade (2) Libertinagem (1) Lideranças Eclesiásticas (23) Lideres Religiosos (3) Liturgia (2) Liturgias (1) Livros (1) Lobos (1) Louvor (1) Lúcifer (1) Lugar Apelidado de igreja (3) Luteranos (1) Lutero (1) Luz (1) Má-fé (1) Mãe (1) Malafaia (1) Males (1) Mamom (1) Mamon (1) Manipulação (1) Martinho Lutero (1) Matar (1) Mediador (1) Medo (2) Membros (1) Meninos na Fé (2) Mentira (7) Mentiras (19) Mercenário (1) Mercenários (1) Milagres (1) Ministros (1) Miscelânea Religiosa (1) Missionários (2) Morte (1) Mulher (1) Murmuração (1) Música (2) Nascediço (1) Nascediços (1) Nascimento (1) Natal (6) Natalis Invicti Solis (1) Neotestamentário (1) Nicar (1) Niilismo (1) Nomes e Placas (1) Normas (1) Nova Aliança (7) Novo Testamento (1) Obediência (1) obreiros (1) Obstáculo (1) Ofertas (6) Onipotência (1) Onipresença (1) Oportunistas (1) Oração (1) Organização (1) Ovelhas (1) Paganismo (2) Palavra (1) Palavra de Deus (3) Pão da Vergonha (1) Pão do Céu (1) Papai Noel (1) Pareidolia (1) Páscoa (1) Páscoa Católica (1) Pastor (2) Pastor-Presidente (1) Pastores (11) Paz (1) Pecado (2) Pecúlio (1) Pentecostais (2) Peremptório (1) Pesporrente (1) Pessach (1) PhD (1) Piadas (1) Placas (1) Plano divino (1) Pobres (2) Pragmatismo (1) Prédios (1) Presbiterianos (1) Presentes (1) Prioridade (1) Prisão (1) Prodígios (1) Profano (2) Profetas (1) Prosmeiro (2) Protestantes (2) Psicanálise (1) Psicopatologia (1) Púlpitos (1) R.R. Soares (1) Reconciliação (1) Record (1) Reembolso (1) Reforma (2) Reformados (1) Regras (1) Religião (1) Religiões (6) Religiosidade (6) Religiosos (7) Repaginados Protestantes (1) Ressurreição (1) Reuniões (2) Reuniõres (1) Riquezas (1) Rituais (1) Ritual (1) Roubar (1) Roubo (1) Sabedoria (4) Sacerdócio (2) Sacerdotes (1) Salvação (5) Santa Ceia (1) santidade (2) Santidade Mórbida (2) Santificação (3) Sara (1) Sarai (1) satanás (1) Saturnália (1) Secular (1) Semente (1) Servos (3) Silas Malafaia (1) Simpatia (1) Sinais (1) Sistema Religioso (5) Sistematização (1) Sites (1) Sofisma (52) Sofismas (9) Sofismo (1) Sombra (1) Stand-up Comedy‎ Religioso (1) Templo (4) Templos (14) Tempo da Graça (1) Teologia (9) Teologia da Prosperidade (1) Teologias (5) Títulos (1) Títulos Eclesiásticos (2) Tolerância (1) Tolices (1) Tradições (10) Traduções (1) Unção (1) Ungidos (1) União (1) Usos (1) Valdemiro Santiago (1) Velho Testamento (1) Verdade (28) Verdade Histórica (1) Verdades (1) Versões (1) Vida (2) Vida Eterna (3) Vitória em Cristo (1) Vitória Financeira (1) Zombar (1) ἐκκλησία (1)